Distrito criado com a denominação de Confresa, pela lei municipal nº 92, de 17 de abril de 1990, subordinado ao município de Santa Terezinha.
Elevado à categoria de município com a denominação de Confresa, pela lei estadual nº 5908, de 20 de dezembro de 1991, desmembrado dos municípios de Santa Terezinha, Luciara e Porto Alegre do Norte. Sede no atual distrito de Confresa (ex-localidade). Constituído do distrito sede instalado em 1 de janeiro de 1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Pela lei nº 76, de 19 de março de 1997, é criado o distrito de Veranópolis e anexado ao município de Confresa. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Confresa e Veranópolis. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Considerando o último censo de 2010 e o estudo de feito pela UNEMAT que constatou que o município cresce em torno de 4,7% ao ano. A estimativa é de que atualmente sua população seja de aproximadamente 39.770 habitantes, sendo o município mais populoso da Microrregião Norte do Araguaia. No ano de 2013, segundo pesquisa realizada pelos dados da saúde, a população era de 35.000 habitantes. Possui uma área de 5.801,945 km², o que resulta numa densidade demográfica de 5,23 hab./km². Conforme os estudos demográficos feitos pela UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso, o município possui uma das maiores taxas de crescimento urbano do estado, cerca de 4,7% ao ano.
Relevo
Depressão Araguaia. Planície Bananal. A região é formada por grandes planaltos suaves, com declividade próxima a zero; algumas áreas revelam relevo ondulado.
Equatorial quente e úmido, com 3 meses de seca, de junho a agosto. Precipitação anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. A temperatura média atinge 28 °C, sendo a máxima 41 °C e a mínima 15 °C.
Vegetação
Área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.
Atende as demandas da população, principalmente na área da saúde, nos casos de urgências. Foi construído em 14 de setembro de 1999 e entrou em operação em 23 de maio de 2005. Possui pista de terra firme, com 1.120 metros, adequada para aeronaves de pequeno porte. O aeroporto tem voos regulares para Cuiabá, com escalas em São Félix do Araguaia e Água Boa, operado pela Azul Linhas Aéreas.
A televisão, telefones, celulares, o rádio e a internet são os principais meios de comunicação de Confresa.
O município abriga um campus do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), o qual oferece dois cursos técnicos (Técnico em Agroindústria e Técnico em Agropecuária) e cinco cursos superiores (Agronomia, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física), sendo que o curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas não está mais em funcionamento. Além disso, possui dois cursos de Pós-graduação Lato Sensu, Especialização em Ensino de Ciências e Especialização em Educação do Campo. Possui também 12 escolas municipais (Central, Tapiraguaia, Vida e Esperança, Agamenon Magalhães, Valdemiro Nunes, Santa Marta, Branca de Neve, Nova Bridão, Jacaré Valente, Tancredo Neves, Novo Planalto, Pau Brasil) e 9 estaduais (29 de Julho, Teotônio Carlos da Cunha, Waldir Bento, Sol Nascente, Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura, Antonio Alves Dias, Santo Antonio) e a Escola Creuslhi de Souza Ramos que no período matutino e vespertino funciona a Escola em tempo integral já no período noturno abriga o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) o município também foi contemplado no ano de 2017 com a Escola Militar Tiradentes. Também conta em atividade com 03 CMEI's. Além das escolas conta também com um campus da UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso.
A cidade conta com o HMC - Hospital Municipal de Confresa com referência regional (atende toda a região do Norte Araguaia) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda em fase de construção.