A Primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia. O nome Confresa veio posteriormente em referência à Colonizadora Frenova Sapeva. Esta empresa era proprietária das Fazendas Reunidas Nova Amazônia, que abrangiam inúmeras propriedades agropecuárias, além de uma destilaria de álcool (Destilaria Gameleira).
Distrito criado com a denominação de Confresa, pela lei municipal n.º 92, de 17/04/1990, subordinado ao município de Santa Terezinha. Elevado à categoria de município com a denominação de Confresa, pela lei estadual n.º 5908, de 20/12/1991. Sua população estimada pelo IBGE em 2018 é de aproximadamente 30.347 habitantes, sendo o município mais populoso da Microrregião Norte do Araguaia. Possui uma área de 5.801,945 km², o que resulta numa densidade demográfica de 5,23 hab./km². Conforme os estudos demográficos feitos pela UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, o município possui uma das maiores taxas de crescimento urbano do estado, cerca de 4,7% ao ano.
Confresa tem forte influência no desenvolvimento regional do estado de Mato Grosso. Isso se deve a importância do setor agropecuário do município frente aos mais de 4.000 estabelecimentos agropecuários, tendo a Agricultura Familiar, papel fundamental na composição fundiária do município.
A cidade está passando pelo processo de transformação e consolidação da sua economia, por isso está atraindo investidores de diversos setores, e se instalando órgãos de grande importância para o desenvolvimento regional, como: Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Mato Grosso — IFMT, Caixa Econômica Federal e agência do SEBRAE/MT, INCRA, IBAMA, além de uma Unidade Experimental da EMBRAPA. Estes órgãos são extremamente importantes para a inclusão de novos mecanismos de desenvolvimento regional. Além das instituições parceiras da agricultura familiar: EMPAER/MT, INDEA, STR, UNEMAT, Banco do Brasil, SICREDI, SICOBI, Banco Santander, Sindicato dos Produtores Rurais. Atualmente as atividades de cunho produtivo no município são: cadeia produtiva do leite, pecuária de corte, hortifrutigranjeiros, avicultura, introdução de sistemas agroecológicos na agricultura familiar e programa de desenvolvimento da piscicultura.
Garantir o desenvolvimento social, cultural e econômico, fundamentado na gestão participativa, transparente e eficaz das políticas públicas, objetivando uma melhor qualidade de vida.
Ser excelência na gestão de serviços públicos, garantindo qualidade de vida, sustentabilidade e infraestrutura, objetivando o crescimento do município com democracia, autonomia, criatividade e tecnologia.
Transparência: disponibilizar com clareza e facilidade de acesso às informações das execuções das políticas públicas, atos e processos da administração municipal.
Equidade: disponibilizar para toda sociedade, igualdade de direitos e oportunidades respeitando as diversidades.
Qualidade: oferecer serviços com eficiência à sociedade.
Vida: primar pelos princípios e valores que dignificam a existência pessoal e profissional da vida em sociedade.
Ética: assumir e respeitar os pilares da identidade institucional.
Compromisso: ser ágil e oportuno na execução dos serviços.
Respeito: zelar pela harmonia nas relações interpessoais, no trabalho em equipe e no atendimento à sociedade.