Projeto foi possível através do edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
Aconteceu na noite de sexta-feira, dia 24 de maio, o Sarau Cultural “Balé das Águas” em Confresa. O evento, que já foi realizado em municípios vizinhos, chegou no município com o apoio do Governo de Confresa para abrir espaço para que os agentes culturais locais pudessem realizar suas apresentações e mostras para o público presente.
Sendo realizado no palco no Estádio Camilão, o sarau teve início por volta das 20h, e contou com apresentações de artistas que apresentaram suas músicas, estudantes que apresentaram teatro, dança de balé, indígenas Apyãwa que apresentaram uma de suas danças culturais, declamação de poesias e afins.
O Governo de Confresa estimula as ações culturais locais, reconhecendo a importância de seus agentes e incentivando sempre a manutenção de seus trabalhos, seja com apresentações, oficinas ou de qualquer forma que traga inspiração, aprendizado e entretenimento para a população confresense.
O projeto foi realizado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL MT), através do Edital “Viver Cultura”, lançado em 2022. Em entrevista, o organizador do evento, Edilson Pereira Santos, que é historiador, poeta, apicultor, músico, compositor e professor da Educação Básica, falou sobre o significado do nome do projeto: “Esse sarau tem uma importância fundamental para a divulgação da cultura na região do Araguaia. O nome ‘Balé das Águas’ foi pensado a partir da relação de encontro e harmonia entre as águas que circundam essa região, começando desde o rio Xavantinho em Canabrava, passando pelo Rio Tapirapé, Rio Crisóstomo etc. Sem falar na interpretação mais poética, dando a leveza, sutileza e beleza da água que corre, assim como nas artes culturais expressadas durante o evento”.
O Sarau Balé das Águas teve sua primeira realização em Canabrava, dia 10 de maio; em seguida, o evento foi realizado em Porto Alegre do Norte. Após Confresa, projeto deve seguir para Vila Rica no dia 06 de junho, e posteriormente sendo finalizado em Santa Terezinha, no dia 14 de junho.
Fonte: Sec. de Cultura
Autor: SECOM - Setor de Comunicação