O município de Confresa sedia, entre os dias 27 e 29 de julho, a 4ª edição da Mostra de Arte e Cultura (Marte), promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. O evento, que ocorre no Espaço Camilão, conta com música, dança, teatro e exposições de artes visuais.
O governo municipal contribuiu ativamente com a estrutura do evento, a qual foi montada com segurança dentro do campo. A eventualidade teve início na tarde de quarta-feira (27) e contou com uma passeata que passou por toda a Avenida Centro-oeste, contando com a participação de estudantes do IFMT de Confresa e outros 18 municípios mato-grossenses.
O Prefeito Dr Ronio Condão, que acompanhou o primeiro dia de evento, afirmou que é contagiante ver a alegria dos jovens participando de um acontecimento que exalta a arte e a cultura: “Confresa recebe de braços abertos a 4ª Marte. O governo participou e deu todo o apoio necessário e está tudo muito bonito e contagiante”, expressou o prefeito, parabenizando o Reitor Júlio César e o Diretor do IFMT Confresa, Giliard Brito.
O Reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, classificou esse evento como “fantástico”: “é o primeiro grande evento do IFMT depois da pandemia, é o maior evento de arte e cultura da rede federal do país e nós temos a grata satisfação de poder viver esse momento aqui em Confresa”.
“É um sentimento de satisfação, alegria e gratidão também. Nós estamos recebendo quase todas as unidades do IFMT aqui em Confresa, são cerca de 18 campi presentes, além do pessoal da reitoria e isso está movimentando a cidade e trazendo uma energia muito boa para gente”, expressou o Diretor do IFMT Confresa, Giliard Brito.
No primeiro dia de evento, houve, além da mostra de pinturas, esculturas e máscaras, apresentações culturais de cantores da cidade e quadrilhas juninas premiadas no Festrilha 2022. O evento continua até a noite de sexta-feira (29) e a entrada é franca.